out15th

Concurso PC-RJ 2013: oficial de cartório

by 

pc rj

Ontem (14 de outubro), foi publicado o edital do Concurso PC-RJ 2013. Este processo seletivo se destina ao preenchimento de 750 vagas no cargo de oficial de cartório da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, a serem contratados pelo regime estatutário, que garante estabilidade. Para visualizar o edital do certame, clique aqui.

Para tomar posse do cargo ofertado após a aprovação, são exigidos diploma de nível superior (qualquer área do conhecimento) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de categoria “B” ou superior. A remuneração inicial é de R$2.871,98, valor composto pelo vencimento-base acrescido das gratificações e adicionais atinentes ao cargo. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.

As inscrições para o Concurso PC-RJ 2013 já estão abertas. Os interessados deverão se inscrever através da página eletrônica do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), organizador do certame, até às 23h59min do dia 18 de novembro de 2013. A taxa a ser paga é de R$90, e o prazo máximo para solicitação de isenção é 18 de outubro. Informações sobre este procedimento podem ser encontradas no edital.

A primeira etapa do concurso será constituída por prova objetiva, na qual haverá 100 questões de múltipla escolha. As disciplinas abordadas nesta fase serão: Língua Portuguesa, Conhecimentos Básicos de Informática e Conhecimentos Específicos (Conhecimentos de Direito Constitucional, Administrativo e Penal, além de Leis Penais Especiais). A aplicação ocorrerá na data provável de 8 de dezembro de 2013, na capital do estado do Rio de Janeiro.

A segunda etapa consistirá em teste de capacidade física, para o qual serão convocados os 1500 primeiros aprovados na prova objetiva. Haverá exercícios de flexão de braços, flexão abdominal, corrida de resistência e corrida de velocidade. Posteriormente, os candidatos serão submetidos a exame psicotécnico, exame médico, curso de formação e investigação social.

O prazo de validade do Concurso será de um ano, a contar da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.